terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Luta de Classes

O criminoso assassinou cruelmente um homem rico...

Ô criminoso bom!


(Observações genéricas com coro)


[ Matou um intelectual?

Ô criminoso bom!

Matou um político?

Ô criminoso bom!

Matou um branco de olhos azuis?

Ô criminoso bom!

Matou um da classe média alta?

Ô criminoso bom!

Matou uma socialite?

Ô criminoso bom!

...

E por aí vai e um dia o mundo será melhor. ]


20 horas e 55 minutos de 18 de outubro de 2012.

6 comentários:

  1. Olhe meu amigo, já não sei o que fazer para parar de rir depois de ler o que escreveu... Isto que escreveu é de uma comicidade que deixa qualquer mortal morto de riso. Mas o mais importante é a mensagem final... Estou "banzado". Isto é uma coisa do melhor que há. Qual Alexandre O'Neil, qual Mário Cesariny... São poetas que comprados com o que escreve não são nada. Falando sério. O senhor é o quê? Anti-poéya do cotidiano (seja lá isso o que for)? Não! O senhor é uma nódoa vaidosa que se acha poeta. Pobre tipinho .

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente, é mais fácil deitar abaixo que apoiar... É mais fácil criticar «tipinhos» do que criar. Aliás, sempre foi mais fácil o trabalho dos críticos do que dos criadores. E depois, sinceramente, chamar alguém de «nódoa vaidosa» quer dizer o quê? Onde é que está a pretensão no autor do blog a comparar-se a O'Neil ou Cesariny?
    Herculano Novaes cria o que quer e lhe apetece, e depois quem quer, gosta, quem não quer, não gosta. Dar-se ao trabalho de vir ofender quem cria, sinceramente, está só ao alcance dos pobres tipinhos e das nódoas vaidosas. Não gosta do que leu? Está no seu direito. Não precisa de voltar mais, digo eu como leitor do blog e sem saber se o autor quer cá ou não leitores assim, mas não gosta, põe na borda do prato. É que nem que goste precisa de elogiar. Nem gostando, nem desgostando. Aprecie e desfrute apenas...

    Tristeza de gente... Pobres tipinhos e nódoas vaidosas... Ora vejam bem!

    Atenciosamente,

    Márcio Guerra

    ResponderExcluir
  3. Ó senhor Márcio Guerra

    não se amofine, tenha calma. Vamos por partes. O senhor sabe o que é poesia? Lê muita poesia? Acaso escreve poesia?
    Se a resposta a todas as minhas perguntas é sim, saberá que existe uma diferença muito grande entre poesia e aquilo que este senhor Herculano diz ser poesia. Sabe, o que me move é, antes de mais, o que se está a fazer à poesia, enquanto estilo literário; A mera banalização sem qualidade. Isto acontece porque senhores como o autor dos presentes "rabiscos" e deste blogue se dizem poetas e se acham poetas. A poesia é muito mais que isto, esta miséria de escrita para encantar "analfabetos e donas de casa ignorantemente ilustradas". A verdadeira poesia está noutras escritas que não na escrita deste senhor nem na de um rebanho enorme de nulidades que vão alinhando meia dúzia de palavras e se dizem poetas. A vaidade vem disso mesmo. Como podem estes senhores dizerem-se poetas? Ao menos sejam humildes e tenham a dignidade de querer aprender alguma coisa. Daí a vaidade... Céline diz que "não existe vaidade inteligente", e é uma verdade confirmavél pelos escritos deste senhor e de um bando deles que pelo Facebook e por outros blogues pululam . Como terá compreendido não é uma questão de gostar ou não gostar do que estas criaturas escrevem (até porque poesia não é o que sabem escrever); saber ler poesia, entender poesia, daquela que é criação com arte e engenho, é um prazer que estes senhores estragam. Por isso senhor Márcio Guerra
    não se amofine e leia um Eugénio de Andrade, uma Cecília Meireles, uma Fernanda de Castro, um José Carlos Ary dos Santos, Ruy Belo, Alexandre O'Niel, Mário Cesariny, António Aleixo, Fernando Pessoa, Camões, e muitos outros. Isto são poetas. Agora os senhores Herculanos desta vida são uns borrões sem arte, vaidosos que se acham poetas. Feliz ano de 2013. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Depreendo de si que quando olha para a música só há um tipo (a clássica, ou pelo menos a do seu gosto), a arte, etc., etc...

    Não me leve a mal, mas repito, não gosta, não leia. Tão simples quanto isto. Diga-me lá uma coisa, na sua área profissional o senhor é o único e melhor do mundo? Haverá melhores e piores em relação a si? São os melhores e os piores o mesmo que o senhor?

    Até pode a poesia ter pouca qualidade, mas já sigo o blog há algum tempo (o autor sabe disso) e nunca vi qualquer tipo de presunção a dizer que é melhor que quem quer que seja... Lamento, mas aqui o problema é mesmo seu...

    Bom ano.

    Márcio Guerra

    ResponderExcluir
  5. Senhor Márcio Guerra, claro que o não levo a mal.

    Suponho que sabe ler. E que leu com atenção o que escrevi? Pois então diga-me lá onde digo eu que só o que eu gosto é o melhor? Ou que só há um tipo de poesia (se ler com atenção enumero vários poetas com muita e variada escrita).

    Por outro lado lhe digo meu caro não é bem assim quando diz: "Não Gosta não leia"... Tenho eu tanta liberdade de ler e dar opinião como o senhor... Ou a "qualidade" deste bloguesinho" é só para os que gostam?

    Na minha área profissional há melhores e piores, mas os piores são preteridos enquanto os melhores são padrão... Mas é assim na minha área profissional como em tudo na vida, ou não será assim senhor Márcio Guerra?

    Ora o senhor não vê presunção... Pois ver não vê mas uma pessoa que escreve de um modo tão fraco e ainda assim se acha poeta o que é? Não será isso presunção, vaidade ego inchado?

    E mais lhe digo... Aqui o problema não é mesmo meu... é da poesia que tão maltratada é por cidadãos como o senhor que não têm sentido crítico e gostam de qualquer coisa e da poesia que tão mal tratada é, isto já para não falar do senhor Herculano que para além se arrogar a poeta não é capaz de entender que o que escreve tem pouco de poesia. Mas deixe lá não é só ele há muitos outros.

    Mais um vez um bom ano de 2013. Com muita poesia, mas daquela que tem alguma qualidade.

    PS. Quer o senhor ver o que é a má escrita do senhor Herculano?

    Ora então no novíssimo escrito "Aroeira", o senhor Herculano escreve a páginas tantas:

    (...) me dá suas flores ao vento... Me dá?

    Não será antes dá-me suas flores ao vento? Ou será que o senhor Herculano é um daqueles brasileiros que falam mal e escrevem como falam? Isto é escrever bem? Não! E já não é uma questão estética é uma questão gramatical, entende o senhor Márcio Guerra?

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo. O problema é mesmo seu. E quanto mais continuar a discussão, mais o revela. Por mim termina aqui.

    Bom ano

    Márcio Guerra

    ResponderExcluir